Curiosidade:

Coco Chanel contribuiu muito para o desenvolvimento das bijuterias como arte, em vez de meras imitações. Ela desprezava os que desejavam as gemas apenas pelo valor monetário.
Chamava a sua joalheria de "escancaradamente falsa". Nos anos 20 e 30, as chocantes e divertidas joias criadas e usadas por Chanel e sua amiga a estilista Elsa Schiaparelli ajudou a popularizar as biuterias e a preparar o caminho para os futuros designers. ( O Design do Século - Michael Tambini)

Sagrado Coração de Jesus




Sagrado Coração de Jesus é uma das três solenidades do Tempo Comum, entro da Liturgia da Igreja Católica, comemorada na segunda sexta-feira, após a solenidade do Corpo Christi.




Além disso, essa devoção também é cultivada pela Igreja Católica ao longo de todas as primeiras sextas-feiras de cada mês. Consiste na veneração do Coração de Jesus, do mais íntimo de seu Amor.




Não se sabe quem compôs a lista com as 12 promessas do Sagrado Coração de Jesus, tirada das revelações de Nosso Senhor a Santa Margarida Maria Alacoque. sabe-se só que é fidedigna - as promesas estão de fatos contidas nas revelações - e que o trabalho anônimo foi de grande mérito e utilidade.

Santo Antonio

Santo Antonio, foi um doutor da igreja, que viveu na viragem dos séculos XII e XIII.

Primeiramente foi frade agostiniano, tendo ingressado como noviço (1210) no Convento de São Vicente de Fora, em Lisboa, tendo posteriormente ido para o Convento de Santa Cruz, em coimbra onde fez seus estudos de Direito. Tornou-se franciscano em 1220 e viajou muito.

No ano de 1221, passou a fazer parte do Capítulo Geral da Ordem de Assis, a convite do próprio Francisco, o fundador. Foi professor de Teologia e grande pregador. Foi convidado por São Francisco para pregar contra os Albigenses em França. Foi transferido depois para Bolonha e de seguida para Pádua, onde morreu ao 36 (ou 40) anos.

É considerado um grande taumaturgo, sendo-lhe atribuído um nptável número de milagres, desde os primeiros tempos após a sua morte até os dias de hoje.

Protetor dos noivos, é tradição em Lisboa realizar-se um casamento coletivo, no dia 13 de Junho, na sua igreja, junto à Sé de Lisboa.

São Jorge

São Jorgefoi, de acordo com a tradição, um padre e soldado romano no exército do imperador Diocleciano, venerado com mártir cristão,. Na hagiografia, São Jorge é um dos santos mais venerados no catolicismo.

É imortalizado no conto em que mata o dragão e também é um dos Catorze santos auxiliares. Considerado como um dos mais proeminentes santos militares, sua memória é celebrada dia 23 de Abril como também dia 3 de Novembro, quando, por toda parte, se comemora a reconstrução da Igreja dedicado a ele na Lida (Israel), onde se encontram suas relíquias, erguidas a mando do imperador romano Contantino I.

São Miguel de Arcanjo



Miguel, o Arcanjo, é considerado o chefe dos exércitos celestiais e o padroeiro da Igreja Católico.


É o anjo do arrependimento e da justiça. É comemorado pela Igreja Católica sob o nome de São Miguel Arcanjo em 29 de Setembro.

São Judas Tadeu

São Judas Tadeu é um santo cristão e um dos doze apóstolos de Jesus.

A Igreja Apostólica Armênia honra Tadeu juntamente com São Bartolomeu com santo padroeiro e responsável por ter levado o Cristianismo à Armênia. É o santo patrono das causas desesperadas e das causas perdidas na Igreja Católica Romana.

O atributo de São Judas é a maça. Ele também é geralmente mostrado nos ícones com uma chama à volta da cabeça, que representa a sua presença durante o Pentecostes, quando ele recebeu o Espírito Santo juntamente com os outros Doze apóstolos. Outro atributo comum é ver São Judas Tadeu segurando uma imagem de Jesus Cristo, a imagem de Edessa. Em algumas ocorrências, ele pode ser visto segurando um rolo ou um livro (supostamente a Epístola de Judas) ou uma régua de carpinteiro.
Nossa Snhora de Fátima (ou Nossa senhora do Rosário de Fátima), é uma das das designações atribuídas à Virgem Maria, que segundo os relatos da época e da Igreja Católica, apareceu repetidamente a três pastores, crianças, na altura das aparições, no lugar de Fátima, tendo a primeira aparição acontecido no dia 13 de Maio de 1917.

Essas aparições continuaram durante seis meses seguidos, sempre no mesmo dia (exceptuando em agosto). A aparição é associada também a Nossa Senhora do Rosário, sendo portanto aceito a combinação dos dois nomes - dando origem a " Nossa Senhora do Rosário de Fátima", pois segundo relatos, " Nossa Senhora do Rosário", teria sido o nome pelo o qual a Virgem Maria se haveria identificado, dado que a mensagem que trazia consigo era um pediso de oração, nomeadamente, a oração do Santo Rosário.

Nossa Senhora das Graças

Nossa Senhora da Medalha milagrosa é uma invocação especial pela qual é conhecida a Virgem Maria, também invocada com a mesma intenção sob o nome de Nossa Senhora das Graças e Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças.

Foi em 1830 que Nossa Senhora apareceu, em Paris, a Santa Catarina Labouré, então jovem religiosa, e lhe ensiou a devoção da Medalha Milagrosa.

Em 1876, ano da morte de Santa Catarina Labouré, masi de 1 bilhão de Medalhas Milagrosas já espalhavam graças pelo Mundo.

Em 1894, a Santa Igeja instituiu a festa liturgica de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, a ser celebrada no dia 27 de Novembro.

Em 198, quando se comemoravam 150 anos da revelação da Medalha Milagrosa, o próprio João Paulo II, compareceu como pelegrino no local das aparições.

Nossa Senhora Aparecida




Nossa Senhora Aparecida

Nossa Senhora da Aparecida, é Maria, mãe de Jesus de Nazaré. Seu Santuário localiza-se em Aparecida, São Paulo, Sua festa é comemorada dia 12 de Outubro. É a padroeira dos Católicos do Brasil.

No dia 12 de Outubro os pescadores, Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves lançaram suas redes no rio Paraíba do Sul. Depois de muitas tentativas infrutíferas, descendo o curso do rio chegaram ao Porto Itaguaçu. Já sem esperança, João Alves lançou sua rede nas águas e apanhou o corpo de uma imagem de Nossa senhora da Conceição sem a cabeça. Em nova tentativa apanhou a cabeça da imagem. Envolveram a imagem em um lenço. Daí em diante, os peixes chegaram ao monte aos três humildes pescadores.

Durante quinze anos a imagem permaneceu na residência de Filipe Pedroso, onde as pessoas da vizinhança se reuniam para orar. A devoção foi crescendo e muitas graças alcançadas. Diversas vezes as pessoas que à noite faziam diante dela suas orações, viam luzes de repente apagadas e depois de um pouco reacendidas sem nenhuma intervenção humana..

A imagem retirada das águas em 1717, é de terracota e mede quarenta centímetros de altura. Em estilo seiscentista, acredita-se que originalmente apresentaria uma policromia, como era costume á época. A argila utilizada para a confecção é oriunda da região de Santana de Parnaíba, na Grande São Paulo.

Nossa Senhora Desatadora dos Nós

Nossa Senhora Desatadora dos Nós, surgiu em 1700 com uma pintura do artista alemão Johann Schmidtner. A pintura, de 1,10 metros de largura por 1,82 metros de altura, encontra-se na capela de St. Peter am Perlach, em Augsburgo na Alemanha.

Sobre a Virgem o Espírito Santo derrama suas luzes. Um dos anjos entrega a Maria uma fita com nós grandes e pequenos, separados e juntos, apertados e frouxos, que simboliza a nossa culpa original. Um outro anjo recebe das mãos de Maria a fita que cai livremente com os nós desfeitos. Significa uma vida megulhada em Deus e na misericórdia e o poder libertador das mãos de Maria.

Na parte inferior do quadro percebe-se, uma área escura, simbolizando as sombras que dominam a terra. Nessa escuridão, vê-se um homem sendo guiado por um anjo até o topo da montanha. Na interpretação de muitas pessoas, trata-se do arcanjo Rafael, que acompanha Tobias e o ajuda a encontrar Sara, sua esposa, escolhoda por Deus

Menino Jesus de Praga - Romântico



O Menino Jesus de Praga é a famosa estátua de Jesus Menino venerada na Igreja de Nossa Senhora Vitoriosa, em Praga, República Checa.

A estatueta original tem 47 cm e é feita de cera, com um núcleo de madeira. Os devotos têm ao longo do tempo ofertado muitos vestidos ricamente bordados, que são trocados ocasionalmente. Sua fama de produtora de milagres, e os prodígios que opera não cessaram de se multiplicar até o presente, tornando-se uma devoção extremamente popular não só na cidade, mas se espalhando por todo o mundo católico.

Espírito Santo


Espírito Santo é o termo usado para traduzir o termo hebraico Ruach HaKodesh, utilizado na Bíblia hebraica (Velho Testamento) para se referir à presença de Deus na forma experimentada por um humano. A maioria dos cristãos considera o Espírito Santo como o próprio Deus, parte da Santíssima Trindade.

É provável que o costume de festejar o Espírito Santo tenha chegado ao Brasil já nas primeiras décadas de colonização. Hoje, a festa do Divino pode ser encontrada em praticamente todas as regiões do país, do Rio Grande do Sul ao Amapá, apresentando características distintas em cada local, mas mantendo em comum elementos como a pomba branca e a santa coroa, a coroação de imperadores e a distribuição de esmolas.